quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

TRECHO DE SHOW NO TABLADO ANDALUZ

No final de 2012, durante mais um dos shows regulares de flamenco que acontecem no Tablado Andaluz, um amigo registrou uma parte do espetáculo em vídeo.

No vídeo, apareço bailando por alegrias. Alegria é um dos ritmos do flamenco e pertence à família das Cantiñas. Na verdade, os flamencos não chamam de ritmo, mas de palo. As alegrias nasceram na província de Cádiz na Andaluzia. São um ritmo alegre, festero ou chico como são chamados os palos que tem temas leves. As letras dos cante por alegrias, em geral, falam do mar, da pesca, dos amores e e das belezas de Cádiz. Contamos o compasso da música em 12 tempos acentuando hora de 3 em 3 (ternário), hora de 2 em 2 (binário).

No vídeo, vemos o final do baile. O vídeo começa na escobilla (momento do baile dedicado ao sapateado) e termina com um final típico paras as alegrias: o cante,o baile e o toque por bulerias outro palo do flamenco.

Quem quiser conhecer mais sobre a música ou a dança flamenco pode procurar uma das várias escolas dedicadas a esta manifestação cultural que estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Quem quiser falar comigo, me encontra na Escola La Tablada em Canoas ou pelo e-mail grazi_silveira@hotmail.com.

O vídeo está disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=G8orCnCjojs






Nenhum comentário:

Postar um comentário