segunda-feira, 13 de maio de 2013

UM POUCO DO QUE SOU

O currículo profissional de alguém não revela tudo o que esta pessoa é, mas ajuda a tornar o profissional reconhecido. Com certeza, todas as experiências descritas abaixo, contribuíram e ou continuam a contribuir para fazer de mim a profissional que sou hoje.

Graziela Silveira é jornalista graduada pela Unisinos em 2002, formada em ballet clássico pela Fundação Cultural de Canoas em 1999 e integrante, desde 2003, da Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz. Em 2006, começou também a atuar como professora na Escola de Dança Tablado Andaluz em Porto Alegre. Fez workshops de flamenco com Cláudio Arias (Argentina), Carmen "La Talegona" (Espanha), Concha Jareño (Espanha), Pepa Molina (Espanha), Carolina León (Venezuela), Manuel Liñan (Espanha), David Paniágua (Espanha), Elieser “La Truco” (Espanha), Juan Manuel Fernández Montoya – Farruquito (Espanha), Talita Sanchez (São Paulo), Miguel Alonso (Cuba/ São Paulo), Miriam Galeano (Paraguai/Curitiba), Mariana Abreu (Campinas), Yuri Caires (São Paulo), Yara Castro (São Paulo/ Madri), Stéfano Domit (Caxias do Sul/ Madri), Diego Zarcón (Rio de Janeiro) e Adelita Parra (Campinas) e frequentou as aulas regulares de Belén Fernandez (Espanha), Robinson Gambarra. Andréa Franco e Pedro Fernández. Graduada pelo curso Superior de Dança da Ulbra em 2007, esteve na Espanha onde participou do II Ciclo de Formação Completa de Baile Flamenco em agosto de 2010. O curso, dirigido por Eliezer "La Truco", ocorreu na escola Amor de Dios, um dos centros de estudo e aprendizagem em flamenco mais importantes do mundo. Foram seus professores no curso: Pepa Molina, Maria Juncal, Nuria Truco, Dagmara Brown, Julia Royo, Eliezer "La Truco", Pedro Sanz, Joaquin San Juan, Rafael Casado e Carmela Greco. Na mesma época frequentou as aulas de Alfonso Llosa e Miguel Cañas e foi convidada pelos brasileiros radicados em Madri Yara Castro e Fernando de La Rua para participar do projeto Brasil Flamenco que ocorre no tablao ArteBar na capital espanhola. Neste evento, dividiu o palco com outros artistas flamencos brasileiros que moram ou estavam em Madri na época. Atuou como bailarina no Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre de julho de 2007 a janeiro de 2009. Atualmente, é bailarina da Geda Cia de Dança contemporânea. Seu último trabalho nesta área foi o espetáculo Cem Metros de Valsa e um Grama que estreou em 2011 e teve sua última temporada em abril de 2012, pelo qual foi indicada ao Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina de 2011. É membro fundador da Associação Cultural Cena 21, coletivo de artistas que promoveu o Festival Internacional de Dança Mesa Verde em novembro de 2009 em Porto Alegre. Desde 2010, dá aulas de dança flamenca na Escola La Tablada em Canoas, onde também assumiu a turma de ballet clássico para adultos iniciantes desde março de 2012.

Experiência Profissional:
- Professora de ballet clássico para adultos iniciantes na Escola de Danças La Tablada em Canoas desde março de 2012.
- Ministrante do curso de técnica de leque nível avançado em janeiro de 2011 e janeiro de 2012 na Escola de Dança Flamenca Tablado Andaluz em Porto Alegre.
- Bailarina na ópera Carmen realizada pelo Coral e Orquestra da PUCRS em outubro de 2011.
- Professora de flamenco na Escola de Danças La Tablada em Canoas desde abril de 2010.
- Produtora e curadora do Festival Internacional de Dança Mesa Verde realizado pela Associação Cultural Cena 21 em novembro de 2009 em Porto Alegre.
- Participante do 8º Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos em agosto de 2009 com a coreografia Mirabrás.
- Professora de ballet clássico para bailaores profissionais de flamenco na Escola de Flamenco Del Puerto em Porto Alegre de abril de 2009 a setembro de 2012.
- Professora de Dança para crianças de 2 a 6 anos na Escola Forum Kids de Porto Alegre de maio de 2007 a dezembro de 2011. 
- Integrante do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, criado pela Diretoria de Dança do Centro Municipal de Cultura da mesma cidade, de julho de 2007 a janeiro de 2009.
- Bailarina da Geda Cia de Dança Contemporânea desde março de 2007. 
- Professora da Escola de Dança Flamenca Tablado Andaluz de Porto Alegre desde 2006.
- Monitora nas aulas de Improvisação e Expressão Corporal da Professora Ângela Garcia na Universidade Luterana do Brasil no semestre 2006/1.
- Estagiária na Escola Ulbra Paz, no bairro Estância Velha em Canoas, de agosto a dezembro de 2006.
- Jurada do III Festival de Dança de Ivoti – Dança das Flores nos dias 17 e 18 de novembro de 2006.
- Bailarina da Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz desde 2004.

Espetáculos:

Flamenco:
- Noches Flamencas - Escola e Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz – Porto Alegre, dezembro de 2004.
- Colores del Sur - Escola e Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz – Porto Alegre, dezembro de 2005.
- Hay Flamenco! – Escola e Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz – Porto Alegre, dezembro de 2006.
- Arsa y Toma! – Escola e Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz – Porto Alegre, dezembro de 2007.
- Compás del Tiempo - Escola e Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz – Porto Alegre, dezembro de 2008.
- Flamencura – Banda Tirititrán e Escola e Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz – Porto Alegre, dezembro de 2009.
- Brasil Flamenco – Atuação no cafébar Artebar La Latina com David Vázquez (cante), Fernando De La Rua y Ricardo Catalá (guitarras), Daniele Zill, Ana Medeiros, Stéfano Domit y Yara Castro (baile) y Georgia Camara (percussão) – Madri, setembro de 2010.
- Compás del Tiempo - Escola e Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz – Porto Alegre, dezembro de 2010.
- Veinte - Escola e Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz com a participação da bailaora Pepa Molina – Porto Alegre, novembro de 2011.
- Ópera Carmen – Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS com participação do Ballet Concerto e Cia de Dança Tablado Andaluz – outubro de 2011.
- Nuestro Aire e Federico – Escola e Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz com participação do bailaor David Paniágua – Porto Alegre, novembro de 2012.

Dança Contemporânea:
- Projeto Todas as Estações em Movimento: performances “Outono”, “Inverno” e “Primavera” – De março de 2007 a janeiro de 2008 em Porto Alegre. 
- Folias Fellinianas, de Aírton Tomazzoni – Dezembro de 2007.
- ...ou qualquer coisa assim que me intrigue, de Luciana Paludo – Janeiro de 2009.
- Bondage, de Douglas Jung - Agosto de 2008.
- Corte, de Décio Antunes - De setembro de 2008 a julho de 2009.
- Il Faut Trouver Chaussure á son pied, de Maria Waleska van Helden – Desde 2007.
- Degrando Trilhaus, de Graziela Silveira - Mercado Público de Porto Alegre em abril de 2010 e Câmara Municipal de Alegrete – RS em dezembro de 2011.
- Dores em Allegro de Maria Waleska van Helden - Abril de 2010.
- Cem metros de valsa e um grama, de Maria Waleska van Helden - No Santander Cultural em Porto Alegre em março de 2011, em Alegrete em dezembro de 2011, no Teatro Renascença e no Teatro do Sesc de Gravataí em abril de 2012.
- Memórias Encorpadas, criação coletiva da Geda Cia de Dança Contemporânea – Casa de Artes Villa Mimosa em Canoas em agosto de 2012.

Prêmios:
- Indicada ao Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina de 2011 pelo espetáculo de dança contemporânea Cem metros de valsa e um grama.


As fotos são de Carlos Sillero.











Nenhum comentário:

Postar um comentário